Um aparelho conhecido como ‘chupa-cabra’ foi encontrado próximo as 8 horas da manhã deste domingo (17) na agência bancária da Caixa Econômica Federal localizada na rua Primeiro de Janeiro, região central de Nova Odessa.

O aparelho é utilizado por criminosos para resgatar cartões que “ficam travados” nos caixas eletrônicos e também tem a possibilidade de fazer a leitura de dados confidenciais dos clientes e fazer a clonagem dos mesmo gerando prejuízos incalculáveis.

O cliente e vereador de Nova Odessa Ângelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio se dirigiu no início desta manhã até a única unidade da Caixa na cidade para realizar a retirada de um extrato de sua conta. Em conversa com O Expresso de São Paulo Nenê Réstio informou que ao colocar o cartão do banco no espaço indicado, percebeu que o mesmo foi até o final (a máquina engoliu) e acreditou que a máquina possuía uma mola que o liberava após a transação. Como o caixa funcionou normal, o vereador fez a operação e solicitou o extrato bancário que não foi liberado pois o cartão não saia e a tela tinha travado. Como o cartão ficou preso ele foi averiguar visualmente os outros caixas eletrônicos, e sua surpresa, ao notar que a máquina utilizada por ele, possuía uma entrada do cartão mais saliente que as outras ali presentes.

Abaixo, o vídeo postado pelo vereador Nenê Réstio nas rede sociais:

Com o auxílio de um usuário que adentrava no momento, e com uma chave de fenda foi possível retirar o plástico que imitava perfeitamente a abertura do local onde se coloca o cartão do banco. Soltando a capa plástica que travou o cartão de sair, a máquina voltou a fazer normalmente a operação e também soltou o extrato solicitado por Réstio.

Chupa cabra colocado por criminosos em caixa eletrônico de Nova Odessa.

O vereador informou que tentou entrar em contato com o banco nos telefones oficiais de atendimento, também tentou nos telefones indicados atrás do cartão e também na ouvidoria porém não obteve sucesso em nenhuma das ligações.

O boletim de ocorrência comunicando os fatos ocorridos na agência da Caixa Econômica Federal em Nova Odessa será registrado.

O Expresso de São Paulo aconselha aos usuários de qualquer caixa eletrônico, que assim como ocorreu na CAIXA, outros bancos da cidade também podem conter o mesmo tipo de golpe, então deve-se ficar atentos a qualquer tipo de anormalidade nas máquinas quando forem fazer saques ou transações bancárias. Encontrando qualquer anomalia, não usem o caixa e informem de imediato o Banco responsável pela máquina.