Seja de carro, moto, bicicleta ou a pé, é praticamente impossível passar pela via da acesso as chácaras Guarapari em Nova Odessa (2,1 km após a APAE seguindo pela Rodolfo Kivitz) sem encantar-se com um grande campo repleto de girassóis.

De acordo com o Google, são cerca de 300 mil metros quadrados de terreno na beira da rua, onde estão floridos milhares de plantas da espécie. A beleza é tanta, que esta tornando-se atração na região, encantando visitantes para conhecer o lugar e fazer fotos, já que o campo é todo aberto e não possui cercas. Neste domingo, em determinado horário a quantidade de veículos parados era impressionante.

Novaodessenses são despertados pelo encanto do campo de Gírassóis plantado na cidade.

Famosa por passar o dia acompanhando o ciclo do sol e que foi uma das maiores inspirações do pintor holandês Vincent Van Gogh, o girassol requer solo úmido para que floresça com sucesso, portanto, é mais fácil encontrá-los durante a época de chuvas, entre janeiro e março. As sementes demoram de 50 a 70 dias para gerar flores, que podem chegar a 2 metros de altura. Assim, é mais fácil encontrá-las durante os meses de maio a agosto.

PRÓXIMA CULTURA

O auge da beleza dos girassóis se deu a partir de ontem (6) e deve durar em torno de duas semanas, depois a flor começa a murchar com o peso da semente, porém ainda deverá permanecer em pé por algumas semanas a mais. Enquanto isso, quem vai aproveitar são as abelhas, que nos finais da tarde se espalharão entre as flores para a polinização.

Com os Girassóis alguns dos problemas aparentes foram resolvidos, com o campo das plantas, a inibição de pessoas que despejam lixo de forma irregular no local tende a reduzir ou zerar. Hoje, até desconhecidos dos proprietários do terreno vêm colaborando no cuidado para mantê-lo acessível à população, já que só algumas cercas estão em volta, permitindo a entrada de quem quiser conhecer.