O internauta acordou assustado neste domingo. Os aplicativos e redes sociais de propriedade do Facebook Ink amanheceram todos fora do ar ou com instabilidade severa nos serviços. Uma falha extensível a contas no mundo inteiro esta sendo detectada por todos os cantos do globo, de tal forma que não é possível acessar as redes sociais, sequer, através da página inicial ou mesmo através da pagina na web do Facebook.com.

O problema parece ter começado por volta das três e meia da madrugada deste domingo na Califórnia (sete e meia no Brasil), estado americano que abriga a sede do Facebook. Embora a página do O Expresso de São Paulo no Facebook tenha funcionado até perto das oito horas, desde então está inacessível, assim como milhares de páginas.

Segundo relatos da imprensa internacional, o Instagram está também inacessível, enquanto o WhatsApp está intermitente, com dificuldades em enviar ou receber mensagens.

Segundo uma ferramenta de detecção de problemas na internet, o Facebook não está funcionando em países como Paquistão, Malta, Marrocos, Canadá, EUA e vários países europeus e latinos.

O problema acontece cerca de apenas um mês depois da maior falha sistemática do Facebook, que deixou os aplicativos da empresa inacessíveis durante quatro horas e só 1 dia depois a empresa confirmou a volta à normalidade dos serviços.

Na ocasião, a empresa justificou os problemas com o Facebook, Instagram e WhatsApp com “uma mudança na configuração do servidor”.