O Expresso Paulista com a locomotiva 7202, como parte da programação do “Natal nos Trilhos” da empresa RUMO, saiu esta noite (21/12) de Americana com destino a Campinas, passando pelas cidades de Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, levando muitas crianças e adultos “á um mar de alegria e emoções”.

Com dois vagões históricos e uma mega decoração de natal toda iluminada, a composição que saiu de São José do Rio Preto no último dia 16, terminará o roteiro em Jundiaí no dia 22.


Em vídeo postado no Facebook pela novaodessense Jussara Alex Turcado, gravado as margens da Rodovia Astrônomo Jean Nicolini, podemos perceber assim como todos os outros trechos mais de uma centena de adultos e crianças ansiosos pela passagem do “trenó iluminado do papai noel”.


As poucas locomotivas do modelo especial GE C30-7A foram usadas nos anos 1990 para transportar produtos agrícolas ao litoral paulista. Das sete unidades existentes, apenas uma pode ser incorporada ao acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) – a número 7202, restaurada em parceria com a Rumo.

Pintura especial                                                                                                             

Depois de passar por revisões elétrica e mecânica, a locomotiva foi reparada para receber uma pintura especial em homenagem à história ferroviária do estado. Pioneiro no Brasil, o design no estilo “heritage” (do francês “héritage”, que significa “herança”) recupera detalhes das antigas concessionárias que operaram no trecho.


Em outro momento posterior a agente cultural Fabiana Tavares também registrou a Locomotiva 7202 passando pela antiga Estação Jacuba em Hortolândia.


Além das marcas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), que completou 150 anos em 2018, e da Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA), há também um símbolo de união entre Rumo e ABPF, simbolizando a parceria das duas instituições.

“Este é um cuidado permanente da Rumo: pensar no futuro valorizando o passado, garantindo boas memórias e unindo gerações com a ferrovia”, afirma a coordenadora de Comunicação e Engajamento da Companhia, Carmen Maron.

Natal nos Trilhos

O projeto Natal nos Trilhos surgiu em 2017, com a passagem das locomotivas iluminadas “arrematando” uma série de iniciativas de responsabilidade socioambiental da Companhia. Entre ações de voluntariado envolvendo colaboradores, reciclagem de materiais, visitas a instituições carentes e apresentações culturais, a passagem de trens iluminados levou luz e cor a milhares de pessoas.

“Durante todo o ano, desenvolvemos dezenas de atividades voltadas à comunidade parceira da ferrovia. É uma grande oportunidade poder encerrar nossas atividades com o sentimento de união e esperança que o Natal nos traz”, ressalta Carmen.

Quem não teve a oportunidade de ver a “Locomotiva do Papai Noel” ainda da tempo, ela sairá hoje, sábado (22/12) da antiga estação ferroviária no centro de Campinas ás 19:30 e passará por Valinhos, Vinhedo, Louveira e findará seu trajeto na cidade de Jundiaí. A assessoria da RUMO esclarece que não acontece visitação dentro da locomotiva, o convite é para que as pessoas assistam a passagem do trem que vagará pelos trilhos em velocidade reduzida.